terça-feira, março 09, 2010

Que tipo de CRENTE vc é?


Há certos crentes que não têm consciência do tipo de mau comportamento ou do evangelho imaturo que vivem. Identificar estas…. Há certos crentes que não têm consciência do tipo de mau comportamento ou do evangelho imaturo que vivem. Identificar estas maneiras erradas de vivenciar o amor de Deus e se relacionar com o próximo é necessário, não para julgar ninguém, mas, para nos julgarmos a nós mesmos. A Palavra de Deus é clara: “cada um examine-se a si mesmo e então participe do Corpo de Cristo”! Como vai a sua vida com Jesus?

Você se encaixa em algumas das características abaixo?

- crente “dodói”: vive melindrado. Basta alguém não dar “bom dia” e pronto. O Pastor costuma ser sua principal vítima, pois quer toda a atenção para si. Gosta de fazer chantagens, como: “vou sair da Igreja porque não recebo a atenção que mereço”. Não enxerga que o problema não está nos outros, mas em si mesmo!

- crente “revolver”: atira por qualquer coisa e vê o estrago depois. Gosta de emitir sua opinião, mesmo no momento inadequado e de forma incorreta, ainda que ninguém tenha perguntado, e não se preocupa se vai magoar alguém: fala o que pensa, mas não pensa no que fala!

- crente “vulcão”: vive explodindo! O estrago que causa é grande, pois suas explosões são inesperadas e injustificadas. Seu mau testemunho envergonha os que estão ao seu lado, mas ele não percebe. Enche-se de razão e sai, deixando a “lava” escorrendo… Erra no público e pede perdão no particular.

- crente “estrela”: tem que ser o centro das atenções e, para isto, é capaz de participar e liderar vinte ministérios na Igreja, conquanto ele brilhe. Gosta de ser elogiado e de se auto-elogiar, e seu maior prazer é “aparecer”.

- crente “limão”: vive azedo, de mau humor¸ resmungando e criticando tudo e todos à sua volta. Faz mal a si mesmo e aos pobres coitados que tem o desprazer de conviver com ele!

– crente “telefone sem fio”: é o fofoqueiro de plantão! Inicia sua maledicência com a pergunta: “sabe da última?” ou: “não é por falar mal, mas…” Causa terrível dano à Igreja, aos irmãos e a si mesmo, pois uma pessoa assim não é feliz e não permite a ninguém com quem convive ser feliz.

- crente “fariseu”: é o “santo” de plantão! não vive o Evangelho, mas o “eu-vangelho”, pois vangloria-se de sua santidade mas, isto é uma “capa” para falar de si mesmo. Jesus os chamou de “sepulcros caiados”, limpos por fora, mas podres por dentro. São legalistas, críticos e observadores de falhas em tudo, menos neles mesmos. Não conhecem o amor, o perdão e a misericórdia.

- crente “morno”: é o famoso “esquenta banco da Igreja”. Não faz nada, e, muitas vezes, critica quem faz… Jesus disse que poderia “vomitá-los de sua boca” (Ap.3:16) pois não “salgam nem iluminam”.

- crente “para-quedista”: “cai” de vez em quando na Igreja. Aparece em ocasiões especiais, não contribui, não é dizimista, mas orgulha-se de ser membro da Igreja. – crente mundano: sabe tudo das coisas seculares e quase nada da Bíblia! Vive mais para o mundo do que para o Senhor. Sua mente é repleta de conceitos que estão distantes da vontade de Deus e, como “a boca fala do que está cheio o coração”, sua conversa parece muito com a de um não cristão.

- crentes maduros! Finalmente, um tipo positivo de servo de Deus. Você quer saber mais sobre o verdadeiro seguidor de Jesus? Leia o próximo boletim! Deus o abençoe.

Wilhan José Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário